A Casa da Embaúba está localizado no Bioma Cerrado, hoje considerado um dos biomas mais ameaçados do mundo e de maior biodiversidade. Apesar de poucos estudos, encontram-se nele poderosos remédios e frutas nutritivas, além de seu grande potencial madeireiro.
O Cerrado brasileiro é uma forma de vegetação que tem diversas variações fisionômicas ao longo das grandes áreas que ocupam do território do país. É o segundo maior bioma brasileiro, estendendo-se por uma área de 2.045.064 km2 , abrangendo oito estados do Brasil Central:Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí e o Distrito Federal.
É cortado por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, e daí a sua grande importância. Acabando-se com o Cerrado acabam-se também nossa riqueza e abundância de água.
Está desde 1960 sendo ameaçado crescentemente, seja pela instalação de cidades e rodovias, seja pelo crescimento das monoculturas, como soja e o arroz, a pecuária intensiva, a carvoaria e o desmatamento causado pela atividade madeireira e por frequentes queimadas, devido às altas temperaturas e baixa umidade, quanto ao infortúnio do descuido humano.
Uma da regiões mais belas do Cerrado é a Chapada dos Veadeiros. Região que se destaca pela exuberância das suas belezas naturais, mas também sofre com os efeitos da degradação crescente causada pelo homem.
A Casa da Embaúba é um exemplo disso. Na região que está localizada encontram-se grande áreas de recarga do Rio Tocantins, importante rio brasileiro. Há cachoeiras belíssimas, entre 15 a 30 km de distância da Casa, como a Cachoeira do Macacão e Macaquinho, Cachoeira do Cristal, entre outros. Porém o que nota-se são grande impactos antrópicos: assoreamento de córregos, falta mata de galeria na beira de rios, córregos e nascentes, grandes desmatamentos para pastagem e monoculturas.
Um dos pontos da Cachoeira do Macaquinho |
Cachoeira dos Macaquinhos |
Cachoeira do Cristal |
FAÇA A SUA PARTE, E AJUDE-NOS A REFLORESTAR O CERRADO!